Pular para o conteúdo
Home » News » Campanário de Giotto

Campanário de Giotto

campanário de giotto

Localizado na Piazza del Duomo, em Florença, o Campanário de Giotto é a torre do sino da catedral de Florença. Com sua base quadrada, bem como aparência e posição peculiares, o Campanário é considerado a torre mais bonita da Itália.

A posição inusitada da torre, à direita da catedral e alinhada com a fachada, demonstra o desejo do arquiteto de dar grande importância ao campanário. O edifício é também um maravilhoso testemunho do gótico florentino do século XIV. Revestida de mármore branco, vermelho e verde, o Campanário de Giotto surpreende o espectador tanto pelo seu posicionamento quanto pela sua arquitetura.

Enfim, é possível subir até o alto do Campanário e desfrutar de uma vista maravilhosa de Florença. Entretanto, é necessário subir 416 degraus!

A história do Campanário de Giotto

A construção do Campanário iniciou em 1298, dois anos após o início da construção da catedral. A sua posição deve-se, provavelmente, à necessidade de liberar a zona absidal para uma grande cúpula prevista no projeto inicial de Arnolfo di Cambio. Entretanto, segundo alguns, teria sido, sobretudo, uma decisão do pintor Giotto, o qual quis dar grande importância ao campanário.

De fato, Giotto assumiu as obras da torre em 1304, após a morte de Arnolfo di Cambio. O campanário levou, assim, o nome dele porque o projeto e a realização da estrutura são principalmente sua obra. Infelizmente o artista não viu a realização de seus planos, pois morreu em 1337.

Foi Andrea Pisano quem assumiu o projeto inacabado e continuou a obra até 1348. No entanto, ele morreu logo depois, durante a epidemia da Peste Negra! No ano seguinte, em 1349, a obra foi finalmente assumida por Francesco Talenti, outro escultor e arquiteto renascentista italiano. Foi ele quem terminou a construção do Campanário e lhe deu a sua forma definitiva atual, resolvendo também o problema de equilíbrio do edifício.

campanario de giotto

Como visitar o Campanário de Giotto

É possível visitar o Campanário de Giotto todos os dias das 8h30 às 19h20. Observe que a última entrada é normalmente às 18h50. A torre às vezes fecha devido a eventos excepcionais. Sendo assim, reserve seu ingresso com antecedência para ter certeza de poder subir ao topo deste monumento imperdível em Florença.

torre de florença
A vista do alto do campanário de Giotto

O bilhete para visitar o Campanáro de Giotto é um bilhete combinado, que permite visitar também a Cúpula de Brunelleschi, o Battistero, a Cripta di S. Reparata e o Museo dell’Opera del Duomo.

A bilheteria encerra 30 minutos antes do final das visitas. Após esse horário, não é mais possível entrar.

Onde fica o Campanário de Giotto em Florença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *