O Mercado Central de Florença, ou Mercado de San Lorenzo, é um mercado coberto que fica no bairro de San Lorenzo. Ele é um mercado antigo, uma vez que foi construído em 1874, e ainda é muito frequentado pela população, mas também por turistas. Lá você encontrará barracas de peixes, legumes, frutas, carnes, queijos, massas frescas, azeite, trufas, pão, etc. Os produtos cumprem os mais rigorosos requisitos de higiene, por isso são totalmente seguros para comprar e consumir.

História do Mercado Central de Florença
O Mercato Centrale foi projetado em 1874 por Giovanni Mengoni, que também é o arquiteto da famosa Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, ao lado do Duomo. O edifício onde se encontra o Mercato Centrale é construído em ferro fundido e vidro e anteriormente também era utilizado para o comércio de materiais como metal, vidro e latão.

O paraíso dos comilões
O último andar do Mercado Central de Florença é um verdadeiro paraíso para os comilões. Em cerca de 3000m² você encontrará uma série de pequenos restaurantes, wine bars e espaços de degustação que lhe permitem provar diversas delícias típicas.
De fato, lá é possível comer as especialidades toscanas, como lampredotto, pappa al pomodoro e trippa, mas também uma boa pizza fresca crocante, ou tomar uma taça de vinho Chianti. Além disso, não faltam bancas de sushi, de frituras, queijos e muitas outras coisas.
Enfim, no Mercado Central de Florença você pede sua comida em um dos balcões e pode comer em uma das mesas da área central. A praça de alimentação funciona das 10h da manhã até a meia-noite.

Outras dicas
O Mercado Central de Florença é facilmente acessível para todos. Por isso, muitas vezes fica lotado de turistas. Dessa forma, hoje em dia não se vende só alimentos, mas também couro, roupas e lembranças. Além disso, do lado de fora do mercado, você encontrará inúmeras barracas, sobretudo de souvenirs. Preste bastante atenção nos preços, pois se forem muito altos, você estará na banca de um golpista.
Informações práticas
- Localização: Piazza del Mercado Centrale
- Entrada: Gratuita
- Horário de funcionamento:
- Térreo do mercado (barracas de produtos frescos): de segunda a sábado, das 7h às 14h
- Praça de alimentação 1º andar: Aberto diariamente das 10h às 00h00