Pular para o conteúdo
Home » News » Praça da República

Praça da República

piazza della repubblica florença

Uma das praças mais famosas de Florença

A Piazza della Repubblica em Florença (Praça da República) é, certamente, uma das praças mais renomadas da cidade, por onde passam milhares de turistas e locais todos os dias.

Assim como outras praças famosas de Florença, como a Piazza del Duomo e a Praça da Senhoria, a Piazza della Repubblica também tem uma história interessante. Além disso, é um ótimo lugar para visitar e recarregar as baterias, uma vez que é repleta de cafés e bons restaurantes.

A história da Piazza della Repubblica em Florença

Antes de mais nada, já desde a época romana, a Piazza della Repubblica ocupava um lugar de destaque. De fato, lá havia termas, templos, fóruns e mercados. Segundo Dante, ali surgia um templo dedicado ao deus Marte.

Entretanto, após o ano 1000, a função da praça mudou drasticamente. Primeiro havia um mercado, que posteriormente passou a se chamar mercado antigo. No século XV, Cosimo I transformou a praça em gueto para os judeus florentinos.

Enfim, a praça atual só foi projetada entre 1865 e 1871, quando Florença era a capital da Itália. Devido à remodelação da cidade, Il Risanamento, ocorreu a demolição de vários palácios nobres, torres, igrejas, oficinas de artesãos, lojas e, claro o mercado.

Na época da inaguração da nova praça, havia uma estátua do Rei Vittorio Emanuele a cavalo, que foi transferida em 1932 para a Piazza Vittorio Veneto, onde está até hoje.

Anteriormente, a Piazza Repubblica não era a área mais bonita da cidade, mas depois da reforma nasceram muitos dos inúmeros cafés e restaurantes que ainda estão localizados na Piazza della Repubblica em Florença.

Como prova dessa mudança radical na aparência da praça, há uma placa nas arcadas que cercam o Arco do Triunfo. Na placa, que ainda está lá, é possível ler: « L’ANTICO CENTRO DELLA CITTÀ DA SECOLARE SQUALLORE A VITA NUOVA RESTITUITO ». O centro antigo da cidade, desolado por séculos, ganhou nova vida.

praça da republica em florença

O que ver na praça

Além do Arco do Triunfo, veja o que mais ver na Piazza della Repubblica em Florença.

Colonna dell’Abbondanza

No meio da praça você encontrará a Colonna dell’Abbondanza (Coluna da Abundância). Este pilar simboliza prosperidade e felicidade. Além disso, o pilar marca o centro exato da cidade, razão pela qual um apelido da Piazza della Repubblica é “umbigo de Florença”. Na coluna você encontrará uma réplica de uma obra de Donatello, a mulher com a cornucópia.

O carrossel

Pertencente à família Picci e presente na praça desde o início do século XX, o carrossel é composto apenas por cavalos e carruagens. Ele ainda mantém intacto o seu estilo retrô e de conto de fadas, bem como uma atmosfera de sonho. Além disso, ele roda a uma velocidade que não é muito alta e isso permite que até as crianças mais novas possam brincar.

carrossel de florença

Os cafés

A Piazza della Repubblica em Florença é repleta de cafés históricos, onde você pode tomar um café, chá, almoçar ou fazer um happy hour.

  • Caffè Concerto Paszkowski: inaugurado em 1846 como cervejaria pela família polonesa de mesmo nome, logo assumiu as características do Caffè Concerto. Ainda hoje suas salas mantêm o mesmo aspecto do início do século XX.
  • Caffè Gilli: Este é um estabelecimento histórico em Florença, pertecente à família suíça Gilli.
  • Caffè Letterario le Giubbe Rosse: Foi fundado em 1897 pelos irmãos cervejeiros alemães Reininghaus, que faziam os garçons usarem jaquetas vermelhas. Sendo assim, os florentinos, que achavam difícil pronunciar o nome estrangeiro do lugar, diziam: “vamos naqueles de casaca vermelha”. Posteriormente, no início do século XX, tornou-se um ponto de encontro de escritores e artistas italianos e estrangeiros.
  • Hard Rock Cafè Firenze: inaugurado em 2011, ele fica dentro de um exclusivo edifício histórico sob as arcadas adjacentes à praça.
café em florença
O Caffè Concerto Paszkowski

Os artistas

Na praça é possível admirar muitos artistas de rua, como músicos, dançarinos, pintores, etc. Eles a animam a todas as horas do dia. Em suma, a Piazza della Repubblica em Florença é um palco para qualquer forma de arte.

Por fim, pertinho da Piazza della Repubblica fica a Loggia del Porcellino, que abriga um mercado com artigos de couro e lembranças. Não se esqueça de tocar na estátua do javali, um dos monumentos mais populares de Florença. Dizem que traz boa sorte!

Onde fica a Piazza della Repubblica em Florença

Passeios em Florença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *