Pular para o conteúdo
Home » News » Praça da Senhoria

Praça da Senhoria

praça da senhoria piazza della signoria

A praça mais bonita de Florença

A Praça da Senhoria é a principal praça, mas também a mais bonita do centro de Florença. Nela se encontram o Palazzo Vecchio, uma réplica do Davi de Michelangelo, a Fonte de Netuno, entre outras coisas.

Esta linda piazza é o coração político e social de Florença há séculos. Ali houve várias reuniões públicas, e é um lugar bem conhecido, onde você como turista pode simplesmente passear e apreciar todas as coisas bonitas que se encontram lá.

A história da Praça da Senhoria

A Praça da Senhoria presenciou séculos de história e arte da capital da Toscana. De fato, ela foi palco de conflitos, execuções e acontecimentos que marcaram os principais acontecimentos da cidade e da nação.

Em 1268, as casas dos Gibelinos que ficavam na área foram demolidas pela facção rival, os Guelfi. Eles foram proibidos de construir na área liberada, que, arrasada, lentamente começou a se transformar na praça.

No final do século XIII, quando foi construído o Palazzo Vecchio, a praça tornou-se o centro da vida política da cidade, em oposição ao centro religioso representado pela Piazza del Duomo e ao econômico, outrora constituído pelo Mercado Velho.

Mas além de ser a sede do poder civil, a praça foi, infelizmente, também o local de execuções públicas, incluindo o famoso enforcamento e a posterior queima de Girolamo Savonarola, acusado de heresia em 1498.

O que ver na Praça da Senhoria

Na Piazza della Signoria se encontra, entre outras coisas, a conhecida loggia com estátuas que lembram eventos importantes da cidade e mitos importantes. Você também encontrará a fonte de Netuno, a entrada do Palazzo Vecchio, a réplica do Davi, a famosa estátua equestre de bronze e o museu Gucci. Além disso, a galeria de esculturas da famosa Galleria degli Uffizi fica praticamente ao lado da praça.

Praça da Senhoria em Florença

O Palazzo Vecchio

O palácio mais importante da cidade de Florença em termos políticos também fica na Praça da Senhoria. O Palazzo Vecchio costumava ser a sede do poder político e ainda hoje abriga a sede da Prefeitura de Florença.

Mas além disso, o Palazzo Vecchio é também um museu, sendo o Salone dei Cinquecento a principal atração. Em frente à entrada você também encontrará a cópia do Davi de Michelangelo de 1873 (o verdadeiro está na Galleria dell’Accademia). Enfim, ali também fica uma cópia do Marzocco, o leão de Florença que Donatello fez em 1420.

Estátua de Hércules derrotando o Centauro

A Loggia dei Lanzi

Na Piazza della Signoria fica também a famosa loggia de Orcagna, a Loggia dei Lanzi. A loggia tem o nome dos lanceiros, os guarda-costas de Cosme II que ficavam lá. O espaço foi construído no século XIV, e chama a atenção por ter sido construído com arcos românicos, e não arcos góticos, que eram muito populares neste período.

Em síntese, a loggia é uma galeria de esculturas ao ar livre. Nela se encontram estátuas que retratam a história de Florença. Uma das mais famosas é o Rapto das Sabinas, de Giambologna. Uma segunda estátua bem conhecida é o Perseu, de Cellini. Esta estátua mostra Perseu segurando a cabeça decepada de Medusa. Essa obra servia como um aviso para os inimigos de Cosme I. Por fim, outras esculturas conhecidas são o Hércules Derrotando Centauro de Giambologna e O Roubo de Polixena, de Pio Fedi.

estátua na praça da senhoria

A Fonte de Netuno

A Fonte de Netuno foi criada por Bartolomeo Ammannati em 1575. Ela representa o deus romano do mar, cercado por suas ninfas da água, sendo Netuno feito de mármore e as ninfas de bronze. Além disso, a fonte simbolizava as vitórias toscanas no mar.

A estátua, porém, foi feita para o casamento de Francesco de Medici e Joanna da Áustria. Um fato interessante é que Netuno tem o rosto de Cosimo I, que você também pode encontrar na estátua equestre mais abaixo na praça. Esta enorme estátua de bronze foi criada por Giambologna, que trabalhou na corte dos Médici.

Onde fica a Praça da Senhoria em Florença

Passeios em Florença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *