Pular para o conteúdo
Home » News » Palazzo Vecchio

Palazzo Vecchio

Palazzo Vecchio Florença

O Palazzo Vecchio em Florença sempre foi um dos palácios mais importantes da cidade. Localizado na Piazza della Signoria, ele costumava servir como prédio do governo, abrigando o poder político de Florença. Hoje em dia o palácio ainda é a sede prefeitura de Florença, mas também serve como um museu onde está exposta parte da coleção de arte dos Médici.

A história do Palazzo Vecchio

Projetado por Arnolfo di Cambio, o Palazzo Vecchio foi construído entre 1299 e 1314. A sua função era tornar-se a residência e local de trabalho dos funcionários do Conselho da República de Florença.

Sob o domínio dos Médici tornou-se a sede oficial da Signoria. De fato, ele teve a função de Palácio Ducal até 1565, quando Cosimo I decidiu mudar-se para o “novo” Palazzo Pitti. Desde então, passou a ter o nome de “Vecchio”, ou seja, velho.

Durante essas décadas, foi ampliado e modificado várias vezes, até assumir sua aparência atual. De 1865 a 1871 foi a sede do Parlamento do Reino da Itália, enquanto hoje abriga a Prefeitura Municipal de Florença e várias secretarias.

A parte externa do Palazzo Vecchio permaneceu praticamente inalterada ao longo dos séculos. Entretanto, o interior foi reformulado por Cosimo I de Medici. Por exemplo, nesse período vários afrescos foram feitos por Vasari. Cosimo I também conectou o Palazzo Pitti do outro lado do Arno com o Palazzo Vecchio através de passagens subterrâneas.

O que ver no Palazzo Vecchio

O Museu do Palazzo Vecchio abriga maravilhosas salas e apartamentos resultantes de transformações arquitetônicas renascentistas. Sem dúvida, o Salone dei Cinquecento é o mais conhecido. Outros espaços de destaque são a Cappella di Eleonora, a Sala dei Gigli e a Sala dos Mapas.

Salone dei Cinquecento

Construído em 1495, o Salone dei Cinquecento (em português, Salão dos Quinhentos) foi projetado e decorado com afrescos por Giorgio Vasari. O salão servia para as reuniões do Conselho da República, que podia acomodar exatamente 500 pessoas.

Este salão tem teto em caixotões, e divide-se em vários painéis contendo uma pintura. A mais famosa delas fica no centro do teto. É uma obra de Vasari e chama-se “A Apoteose de Cosimo I“.

Para decorar as paredes, selecionaram Leonardo da Vinci e Michelangelo. O projeto previa temas de batalhas em que a República de Florença triunfou. De antemão, a Batalha de Anghiari foi confiada a Leonardo, enquanto a Batalha de Cascina, no lado oposto, ficou por conta de Michelangelo. Infelizmente, nenhuma das duas obras foi concluída, e ainda hoje se procura os vestígios perdidos dos antigos afrescos por trás das pinturas de Giorgio Vasari e sua equipe que decorou as paredes na segunda metade do século XVI.

O Salone dei Cinquecento

Os apartamentos monumentais

Certamente, um grande projeto de reforma e transformação foi implementado a partir de 1540. Este foi o ano em que Cosimo I e sua esposa Eleonora di Toledo escolheram o Palazzo Vecchio como residência privada para a família e a corte. O Palácio foi então transformado em um labirinto de salas e apartamentos finamente decorados, terraços e pátios decorados com estátuas.

Os Apartamentos Monumentais abrigam os Salões dos Elementos, os Quartos da Duquesa e a capela privada com afrescos de Agnolo Bronzino. Ele pintou imagens bíblicas, nas quais a redenção era o tema central. Além disso, os afrescos nas paredes retratam cenas da vida de Moisés.

Enfim, foi a partir desta ala do Palácio (Sala Verde) que se construiu o famoso Corredor Vasari em 1565.

A subida à torre

Palazzo vecchio em florença

Antes de mais nada, a torre do Palazzo Vecchio é a parte mais antiga do palácio. Ela tem 95 metros de altura e você pode subir para ter uma bela vista do centro histórico de Florença. Apesar dos 400 degraus é uma subida descontraída, pois dá para ir parando e ver vários pontos.

Entretanto, por razões de segurança, você não pode entrar na torre quando estiver chovendo. Além disso, crianças menores de seis anos também não podem subir à torre.

Informações para visitar o Palazzo Vecchio em Florença

O Palazzo Vecchio em Florença abre todos os dias, das 9 às 19h. Às quintas-feiras a visita é só até as 14h.

Por fim, veja abaixo dois tipos de ingresso com guia para conhecer melhor o Palazzo Vecchio.

passeios em florença

Onde fica o Palazzo Vecchio em Florença

O Palazzo Vecchio fica na Praça da Senhoria, no centro histórico de Florença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *