O Porcellino de Florença é uma estátua de bronze de um javali que de encontra no Mercato Nuovo. Dizem que quem acaricia o focinho dele, retorna a Florença. Será verdade?
Ao passar pela loggia do Mercato Nuovo de Florença você logo verá uma estátua que retrata um animal, é a fonte do Porcellino. Embora a palavra porcellino queira dizer “porquinho” em italiano, trata-se de um javali. Além disso, você verá que o focinho do bicho tem uma cor diferente do restante do corpo e está desgastado. Este é o resultado das milhares de pessoas que acariciaram o focinho dele.
A lenda do porcellino de Florença
Houve um tempo em que este javali se transformou em um belo jovem da noite para o dia. Todas as noites o rapaz vagava pela cidade e, pela manhã, voltava a ser uma estátua. Entretanto, em um de seus passeios noturnos, ele conheceu uma garota por quem se apaixonou. Ela também se apaixonou por ele e começaram a falar de casamento. Foi então o rapaz confessou que ela precisava saber de algo antes deles se casarem.
Ele revelou seu segredo para ela e pediu que não contasse para ninguém, porque senão ele voltaria a ser um javali e nunca mais iriam se ver. A garota prometeu. Ela manteve sua promessa… só que não. Ela contou a história toda para a mãe!
A mãe, por sua vez, não contou a ninguém, quer dizer, falou apenas para a sua melhor amiga. Dessa forma, em poucas horas, Florença inteira ficou sabendo da história. O segredo não era mais segredo, e o jovem voltou a ser um javali de bronze para sempre. Mas talvez um beijo em seu focinho de bronze possa um dia quebrar esse feitiço…
A história real da estátua
O Porcellino de Florença, o javali de bronze que vemos hoje, é uma cópia de uma escultura realizada em 1612 por Pietro Tacca. Por sua vez, esta era a cópia de uma obra de época romana, que era a cópia de uma outra de época grega. Ou seja, é a cópia, da cópia, da cópia…
A estátua original de época romana é de mármore e retrata um javali fugindo de caçadores. Essa estátua foi dado pelo Grão-Duque Cosimo I ao Papa Pio IV durante sua visita a Roma em 1560. O mármore em questão está atualmente na Galeria Uffizi. A cópia de bronze provavelmente foi encomendada por Cosimo II dei Medici quando a de mármore foi transferida e serviria para decorar o Giardino di Boboli, os vastos jardins atrás do Palazzo Pitti. A estátua de bronze feita por Pietro Tacca está no Museo Bardini.
Tacca formou o modelo antes de 1620, mas o realizou em bronze apenas em 1633. Posteriormente, Fernando II decidiu transformar a obra em uma fonte que foi colocada na Loggia del Mercato Nuovo. Existem documentos que atestam a sua presença naquele local já em 1640. O javali foi inicialmente colocado com o focinho para o leste, na Via Calimala, exatamente em frente à Spezieria del Cinghiale, a farmácia do javali.
No entanto, as multidões de turistas que vinham acariciar o no focinho da estátua bloqueavam a passagem com tanta frequência que a prefeitura logo decidiu transferir o Porcellino para o outro lado do Mercato Nuovo.

Um amuleto da sorte
Felizmente as pessoas não beijam mais o focinho da estátua, sobretudo em tempos de pandemia. Mas antes dela, até tinha alguns corajosos que se aventuravam!
Segundo a lenda, acariciar o focinho do bicho garante um retorno a Florença. Mas para ter um pouco mais de sorte, você tem que jogar uma moeda por entre as patas do javali e ela tem que passar pelas grades sem tocar em nada!
Inspiração para uma fábula
Em 1846, Hans Christian Andersen escreveu uma história inspirada nesta fonte. A fábula chama-se O Porco de Bronze. Nela um pobre menino adormece nas costas do javali de bronze e durante a noite, o javali ganha vida e o leva pelas ruas de Florença.
De fato, junto à fonte existe uma placa comemorativa dos 200 anos do nascimento do autor.
Onde fica a estátua do porcellino de Florença
A Fonte do Porcellino de Florença fica pertinho da Praça da Signoria e da Ponte Vecchio. Veja no mapa!