Pular para o conteúdo
Home » News » Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

ponte vecchio em florença

A ponte cartão postal de Florença

A Ponte Vecchio é a mais antiga ponte de Florença ainda existente. De fato, seu nome literalmente significa “ponte velha”. Florença é atravessada pelo rio Arno e, por isso, você verá diversas pontes na cidade. Mas a mais famosa delas é, sem dúvida, a Ponte Vecchio.

A história da Ponte Vecchio

Antes de mais nada, esta ponte foi construída no local que os romanos já utilizavam para atravessar o Arno, que também é a parte onde o rio é mais estreito. Entretanto, em 1333, a ponte original foi arrastada durante uma grande inundação. Posteriormente, uma nova foi criada, que é aquela que vemos hoje, a qual foi concluída em 1345. Não se sabe com certeza quem a projetou. Segundo Vasari, foi um aluno de Giotto, Taddeo Gaddi, mas outras teorias dizem que foi Neri di Fioravante.

A ponte é composta por três arcos, sendo o do meio o maior com 30 metros de comprimento. No centro da ponte há um busto de Benvenuto Cellini, um artista italiano que começou sua carreira como ourives na Ponte Vecchio.

Embora a Ponte Vecchio não tenha sido destruída pelos alemães na II Guerra Mundial, um dilúvio em 1966 casou muitos danos, fazendo com que muito capital em ouro desaparecesse no Arno.

Hoje em dia há uma cerca ao redor da estátua de Benvenuto Cellini, onde casais apaixonados penduram cadeados e jogam a chave no Arno. Essa tradição deve selar o amor do casal e perdurar por toda a eternidade.

lojas da ponte vecchio

A Ponte Vecchio em Florença é conhecida pelas muitas lojas em torno da ponte. Mas inicialmente costumava ser o lugar das oficinas de ferreiros, curtidores e açougueiros, os quais usavam o rio Arno como um depósito de lixo. No entanto, o duque Fernandino fez com que eles saíssem, pois causavam muito barulho e mau cheiro. Eles foram substituídos por joalheiros e ourives, que podiam pagar um aluguel mais alto.

Até hoje a Ponte Vecchio em Florença é repleta de joalherias. Entretanto, apenas um deles é totalmente florentino. Trata-se da joalheria Fratelli Piccini, que desde 1903 tem uma loja na ponte (no número 21-23/r).

A passagem secreta na Ponte Vecchio

Quem leu o livro Inferno de Dan Brown, ou assistiu ao filme, deve se lembrar do Corridoio Vasariano, a passagem secreta de Vasari. Este corredor elevado atravessa as lojas da Ponte Vecchio e liga o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti. Vasari projetou esta passagem secreta para Cosimo I para que ele e sua família pudessem se mover entre seus dois palácios sem serem vistos pelo povo. O Corridoio Vasariano tem quase 1km de extensão.

A Ponte Vecchio costumava ter quatro torres, mas durante a construção do Corridoio Vasariano, três das quatro foram demolidas. A quarta torre, a da família Mannelli, foi poupada. De fato, o corredor Vasariano teve que ser construído em torno dela usando vigas.

Onde fica a Ponte Vecchio em Florença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *