Pular para o conteúdo
Home » News » Os Jardins de Boboli

Os Jardins de Boboli

Pontos turísticos de Florença

Os Jardins de Boboli ficam logo atrás do Palazzo Pitti e são um verdadeiro museu a céu aberto. Sem dúvida, é o parque mais famoso de Florença e atrai milhões de visitantes todos os anos!

Com seus 45 hectares, além de ser um pulmão de Florença, ele também tem um valor histórico único. De fato, em 2013 os Jardins de Boboli tornaram-se Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Enfim, se você quer fugir do burburinho da cidade, o Jardim de Boboli é o lugar certo!

Suas origens

Grande parte dos jardins atuais foram criados por Leonor de Toledo, esposa de Cosme I, mas o lugar sofreu diversas modificações ao longo dos séculos.

Antes de mais nada, depois de adquirir o Palazzo Pitti em 1549, Leonor de Toledo, mandou construir esses jardins de estilo renascentista. O responsável pelas obras iniciais foi Niccolò Tribolo, mas ele morreu pouco tempo depois. A obra foi retomada por Bartolomeo Ammanati, com a contribuição de Giorgio Vasari na realização das cavernas, e Bernardo Buontalenti, que esculpiu as estátuas.

Enfim, após várias ampliações e alterações, os jardins abriram as suas portas ao público em 1776.

Jardins de Boboli

O que ver nos Jardins de Boboli

Os jardins de Boboli tornaram-se conhecidos pelas obras de arte que ali podem ser encontradas. A mais famosa é, certamente, a Grotta Grande, uma caverna com estalactites e esculturas.

Na parte de trás da caverna fica o Corredor de Vasari, que conecta o Palazzo Pitti ao Palazzo Vecchio. Além disso, nos Jardins de Boboli você encontrará um anfiteatro, um obelisco egípcio, a Fonte de Netuno e vários lagos com fontes.

Além disso, há uma casa de chá e, no topo dos jardins, a casa de veraneio dos Medici, que hoje abriga o Museu da Porcelana (você pode visitá-lo com o mesmo ingresso). Por fim, na parte de trás dos jardins encontra-se o Forte Belvedere.

Grotta Grande

A Grotta Grande (Gruta Grande), ou Gruta de Buontalenti é composta por vários ambientes. Eles abrigam afrescos e esculturas, como “Vênus emergindo do banho” de Giambologna e réplicas de estátuas de Michelangelo.

Muito extravagante, até bizarra de certos ângulos, a gruta é uma obra-prima do estilo maneirista florentino. Outra caverna menor pode ser vista no local é a Grotticina della Madama.

Gruta de Buontalenti
Gruta de Buontalenti

As fontes

As fontes dos Jardins de Boboli sem dúvida contribuem para o seu charme!

A Fonte de Baco, por exemplo, também conhecida como Fonte do Anão Morgante, é bastante original. A estátua representa o favorito do duque Cosme I, nas vestes do deus romano do vinho. Outra fonte interessante é a Fonte de Netuno, de Stoldo Lorenzi, que fica na Bacia de Netuno.

As outras fontes do Jardim de Boboli para ver:

  • A Fonte de Júpiter
  • A Fonte da Alcachofra de Giovanni Francesco Susini e Francesco del Tadda
  • Fonte do Oceano, de Giambologna
fontes dos jardins de boboli em florença

Kaffeehaus

Pouco distante da Grande Gruta há um pavilhão de estilo rococó construído em 1775: o Kaffeehaus. Era lá que Leopoldo I da Toscana tomava café com sua corte.

Giardino dei Cavalieri

Um lugar dos Jardins de Boboli que oferece um grande panorama é o Giardino dei Cavalieri (Jardim dos Cavaleiros). Com seu jardim de rosas e dálias, seu pavilhão construído no início do século XVII (agora abriga o museu da porcelana), bem como seu terraço com vista para as colinas, o Jardim dos Cavaleiros é um lugar mágico dentro dos Jardins de Boboli!

Viottolone

O Viottolone é uma alameda de ciprestes localizada na parte oeste dos Jardins de Boboli. Ela leva ao Isolotto, uma ilhota decorada com estátuas e árvores de frutas cítricas em vasos com uma réplica da Fonte do Oceano no centro. Em suma, é um verdadeiro cantinho de tranquilidade.

pontos turísticos de Florença

Horários e ingressos

Os Jardins de Boboli abrem todos os dias, exceto na primeira e última segunda-feira de cada mês, 1º de janeiro e 25 de dezembro.

Horários:

  • Abertura: 08h15
  • Encerramento:

– 16h30 em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro

– 17h30 em março (18h30 ao mudar para o horário de verão)

– 18h30 em abril, maio, setembro, outubro

– 18h50 em junho, julho e agosto

– 17h30 em outubro (no final do horário de verão)

A última entrada é sempre uma hora antes do horário de fechamento.

Note bem: Os jardins podem fechar ou ter alterações no horário de funcionamento se as condições meteorológicas representarem um risco para os visitantes.

Ingressos

De março a outubro

A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês. É aconselhável comprar ingressos para o Jardim Boboli com antecedência para evitar filas.

Observe que também é possível fazer uma visita guiada privativa em português aos Jardins de Boboli, juntamente com o Palácio Pitti!

Outras dicas

  • Você vai precisar de pelo menos 2 horas para visitar os Jardins de Boboli.
  • O melhor período para visitá-lo é entre o final de abril e junho. Nesta época, o jardim fica repleto de flores. Além disso, a temperatura também será mais suportável!
  • Para pessoas com mobilidade reduzida, duas entradas são acessíveis: a da Praça Pitti, do lado esquerdo do pátio; e a da Porta Romana. Entretanto, no caso de cadeirantes, o jardim só é acessível com um acompanhante. De fato, o terreno é composto principalmente de argila e cascalho e é quase totalmente inclinado. O museu da porcelana não é acessível.

Onde ficam os Jardins de Boboli?

Você pode entrar neste magnífico local por um dos quatro portões de entrada: o do pátio do Palazzo Pitti, Forte del Belvedere, Porta di Via Romana e Piazza di Porta Romana. Você também pode acessá-lo a partir da Piazza Pitti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *